Dúvidas frequentes

Em caso de outras dúvidas ou sugestões…

Como funciona o sistema solar fotovoltaico ON GRID?

Os painéis solares captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica através do inversor ou micro inversores ligados aos mesmos.

A eletricidade será distribuída pelo seu quadro de força, sendo consumida pelos equipamentos elétricos em uso.

Durante o dia, normalmente, o seu gerador solar produz mais energia do que será consumida e o excesso de energia será injetado na rede de distribuição, virando crédito para poder ser usado em até 60 meses. Assim, haverá o chamamos de compensação de energia, ou seja, você terá energia durante dias nublados e durante todas as noites também provenientes dos créditos acumulados.

Dessa forma, você pode economizar até 95% da sua conta de luz com energia solar.

Como funciona o sistema solar fotovoltaico OFF GRID?

Os painéis solares captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica através do inversor ou micro inversores ligados aos mesmos.

A eletricidade será distribuída pelo seu quadro de força, sendo consumida pelos equipamentos elétricos em uso.

Durante o dia, normalmente, o seu gerador solar produz mais energia do que será consumida e o excesso de energia será injetado em bancos de baterias para poder ser usado nos horários de pouca ou nenhuma insolação. Assim você terá energia durante dias nublados e durante todas as noites também provenientes das baterias.

Como funcionam o sistema solar fotovoltaico HÍBRIDO – (ON GRID + OFF GRID)?

Os painéis solares captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica através do inversor ou micro inversores ligados aos mesmos.

A eletricidade será distribuída pelo seu quadro de força, sendo consumida pelos equipamentos elétricos em uso.

Durante o dia, normalmente, o seu gerador solar produz mais energia do que será consumida e o excesso de energia será injetado em bancos de baterias e o excedente, na rede de distribuição, virando crédito para poder ser usado em até 60 meses. Assim, haverá o chamamos de compensação de energia, ou seja, você terá energia durante dias nublados e durante todas as noites também provenientes das baterias e dos créditos acumulados.

Dessa forma, você pode economizar até 95% da sua conta de luz com energia solar.

Medidor Bidirecional

Depois da aprovação do seu sistema solar pela concessionária de energia, a mesma trocará ou ativará seu medidor de energia para bidirecional.

Assim, ele irá registrar quanta energia você consumiu da rede da concessionária e quanta energia excedente você injetou na rede da mesma.

No final do mês, você irá pagar a diferença entre a energia consumida e a injetada menos alguns impostos.

Normalmente os medidores bidirecionais residenciais indicam o código 003 para a energia consumida e o código 103 ou 055 para a energia injetada na rede.

Sistema de energia solar precisa de manutenção?

Para garantir o bom funcionamento do sistema solar, é aconselhável a lavagem dos painéis a cada 4 a 6 meses. Em locais com muita poeira e/ou com baixos índices de chuva, o ideal é que o processo seja feito a cada 4 meses. Inspeções visuais realizadas por técnicos podem identificar arranhões, rachaduras ou manchas, garantindo o desempenho e encontrando possíveis danos nas placas solares desde o início.

Autoconsumo remoto – o que é e como funciona?

Essa modalidade deu a possibilidade para aqueles que não possuem locais com espaço ou sol suficiente, produzirem a sua própria energia.

Em muitos casos, escritórios, comércios, apartamentos, lojas e indústrias não possuem espaço para instalar energia solar, ou mesmo não são proprietários dos imóveis que estão ocupando e não podem fazer esta instalação. Na modalidade de autoconsumo remoto é possível você utilizar um outro imóvel com área suficiente para a instalação de um sistema fotovoltaico e usar a produção de energia dele para abater a sua conta de luz.  Assim você pode produzir energia em outro local para reduzir a sua conta de luz caso você não tenha o espaço ou a condição favorável. É importante lembrar que você só pode fazer isso desde que esteja dentro da mesma área da distribuidora.

Geração compartilhada de Energia Solar – como funciona?

É possível fazer a transferência dos créditos excedentes entre propriedades onde a conta de energia esteja sob o mesmo CPF/CNPJ ou CPFs/CNPJs diferentes, desde que firmado em contrato. Desta forma você pode transferir os créditos de energia para uma outra propriedade sua ou, fazer isso através de cooperativas e consórcios de pessoas ou empresas, sendo possível você juntar um grupo de empresas ou amigos, construir um gerador de energia solar maior e dividir esta produção de energia.

 Para fazer isso é necessário que todos envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energia.

Qual é a validade dos créditos de Energia Solar?

A energia gerada a mais pelo sistema de energia fotovoltaica, que é injetada na rede da distribuidora, será “emprestada” para a distribuidora criando assim um “crédito” de energia para você. Este crédito de energia tem uma validade de 60 meses.

Quero instalar um sistema solar fotovoltaico, como proceder?

O primeiro passo é fazer uma simulação com nosso simulador solar. Ele é um software que faz o cálculo online e gratuito do tamanho do sistema indicado para a necessidade energética de uma casa ou empresa. Depois valide o orçamento com um dos nossos consultores para se certificar que esse é o sistema certo para a sua aplicação.

Os painéis solares geram energia em dias nublados?

Sim. Os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. Na verdade, mesmo em dias nublados eles produzem energia elétrica, porém numa intensidade menor do que em dias claros.

Quais são as marcas dos equipamentos que a Enertrend trabalha?

A Enertrend trabalha com as melhores marcas de inversores solares, painéis e estruturas do mercado.

Dentre as principais marcas de inversores que trabalhamos, destacam-se as: Fronius, SMA, Goodwe, Growatt, Apsystems, Deye, Hoymiles, SolarEdge, Huawei

Dentre as principais marcas de painéis fotovoltaicos que trabalhamos, destacam-se as: Canadian, Jinko, JA Solar, Risen Trina Solar, Longi 

Dentre as principais marcas de estruturas para painéis fotovoltaicos que trabalhamos, destacam-se as: 

Solar Group, Romagnole

Sistema de monitoramento remoto da sua planta fotovoltaica

O sistema de monitoramento permite acompanhar remotamente, em tempo real, a geração de energia fotovoltaica do seu sistema.

– Um monitoramento de sistema contínuo é um fator importante para manter a rentabilidade do sistema fotovoltaico próprio em longo prazo e utilizar por completo a sua capacidade.

– O monitoramento inclui três áreas importantes: o registro e a visualização de todos os dados relevantes, e uma função informativa em caso de defeitos e avarias.

Características de um sistema de monitoramento:

– Acesso remoto por qualquer dispositivo conectado à internet;

– Acesso via celular e tablet compatível com a plataformas IOS e Android;

– Envio de dados por conexão Wi-Fi;

– É capaz de armazenar dados por vários anos;

– Envia e-mail e SMS com alerta em tempo real no caso de falha;

– Os relatórios de dados podem ser enviados regulamente por e-mail.

 Benefícios

– Fornece informações sobre a energia gerada no dia, no mês, no ano e total;

– Facilidade de acesso e interface de fácil entendimento, com gráfico que demonstra a energia gerada para cada hora do dia;

– Apresenta em tempo real o nível de benefício gerado ao meio ambiente: redução nos níveis de emissão de carbono, número de árvores que deixam de ser eliminadas e economia gerada.

Economize em sua conta de energia, multiplicando seu investimento em até 300%.