Prezado Cliente,
Com as recentes e fortes rajadas de vento causadas por ciclones subtropicais e chuvas de granizo de grandes proporções, danificando telhados, fachadas, redes elétricas, etc., recomendamos avaliarem com seu corretor de seguros, a necessidade da inclusão do seu sistema solar fotovoltaico na sua apólice.
Segundo especialistas, mesmo que o cliente não tenha contratado uma cobertura específica, mas possua a cobertura de vendaval e danos elétricos, os painéis solares estarão amparados, mas com um limite de indenização.
A maioria das companhias de seguro oferecem coberturas específicas para os sistemas solares fotovoltaicos, que ampara os prejuízos em caso de danos elétricos, vendaval, queda de granizo, quebra de vidros e até em casos de furto, indo além de amparos voltados somente para fenômenos naturais. Nessa cobertura, o segurado será indenizado de acordo com o valor contratado.
Salientamos que até o presente momento, com mais de 20 MW de sistemas instalados não tivemos notícias de nenhum sinistro ocorrido por ação intempéries. Porém com o aumento da intensidade dos mesmos, causados pelas mudanças climáticas, recomendamos avaliarem a questão acima.